Na verdade vou explicar como chegar ao paraíso!!! Por que é assim que se resume as praias da Tailândia. Depois de tanto bater perna em Bangkok, nada como relaxar nas praias com águas cristalinas verde esmeralda do país.

Chegando em Koh Samui

Como já disse aqui, escolhemos duas ilhas, uma de cada região: Koh Pha Ngan no Golfo da Tailândia e Koh Phi Phi na Costa Andaman. Queríamos curtir e descobrir  o que tem de diferente em cada uma delas mas não queríamos nenhuma ilha muito grande como Samui, Krabi ou Phuket. E vou dizer que foi o mais acertado para nós.

Para chegar até elas você tem diversas maneiras, tudo vai depender de quanto tempo tem disponível e do quanto está disposto a pagar por cada uma delas.

Existe a possibilidade de sair de ônibus de Bangkok e ir combinando formas de trem, ônibus e ferry; mas achei essa opção tão complicada e tomaria tanto tempo (cerca de 1 dia inteiro) que desisti na hora.

Foi então que decidimos ir de avião até um pedaço e logo após (sem ter que fazer pernoite) pegar um ferry boat até a ilha escolhida. E acho que foi a maneira mais fácil, rápido e menos cansativa. Sinceramente, não faria ou recomendaria de outra forma.

Para chegar de avião até Koh Pha Ngan, Koh Samui é a ilha mais próxima. Como tínhamos pouco tempo e não queríamos dormir em Koh Samui tínhamos que pegar um taxi até o pier mais perto e pegar um ferry boat até a sua ilha.

Porém, aqui você deve ter um cuidado, por que algumas ilhas (como no caso de Koh Pha Ngan) tem vários piers e alguns podem ser muito longe do seu hotel, para não ter problemas deixe para comprar o seu ferry quando desembarcar do vôo.

Indo ao encontro do ferry

No caminho para a saída do aeroporto, você vai se deparar com um quiosque de ferries, basta entregar para eles o voucher da reserva do hotel e eles farão o resto. Escolhem o melhor pier, ferry e terá até o transfer até o pier incluso.

Entretanto, fique esperto nos horários do ferry a maioria das ilhas são atendidas até umas 15:30 – 16:00, portanto planeje bem o seu vôo se o seu interesse não for aproveitar um pouquinho de Koh Samui.

Já para chegar em Phi Phi tem duas alternativas: Phuket com mais ofertas de vôos ou Krabi cujos vôos custam um pouco mais barato, entretanto as ofertas de horários de vôos não são muito bons, por isso escolhemos Phuket.

A super lotação do aeroporto em Phuket

Em Phuket você precisa fazer o mesmo esquema de achar o pier e pegar um ferry até a Vila Tonsai em Phi Phi.

Se o seu hotel for na Vila Tonsai bastará pegar o ferry e ao chegar poderá contratar um carregador para levar sua mala até o hotel (em Phi Phi não há circulação de carros como em Koh Pha Ngan), cheque com o seu hotel muitos deles dispõem desse serviço.

Chegando em Phi Phi

Entretanto, se você for ficar em algum hotel mais afastado como eu fiquei no PhiPhi Village Island,  precisará pegar mais um long boat até o mesmo. Ou então contratar o transfer do hotel, que apesar de mais caro será mais cômodo.

Como estávamos no final de viagem, cansados e com vontade de só relaxar resolvemos arcar com a lancha do hotel e foi ótimo. A lancha tem uma parte externa e outra interna com ar condicionado e bebidas a vontade, além disso, você não se preocupa com nada. Na saída do aeroporto de Phuket tem um motorista que te leva até uma marina e de lá você só sai na areia do seu hotel.

A parte interior do ferry do hotel Phi Phi Island Village

 
 

Para fazer os trechos Bangkok – Koh Samui – Phuket escolhemos a Bangkok Airways que se intitula uma companhia boutique. Confesso que no começo fiquei bem desconfiada. mas depois de uma rápida enquete no twitter resolvi arriscar e foi perfeito!!! Recomendo de olhos fechados.

A Bangkok Airways tem diversas vantagens sobre a soberana Thai e as low costs Air Asia e Nok:

• O limite de bagagem é de 20kgs.

Check in em Koh Samui

• Direito ao acesso a sala vip da companhia independente do valor e da classe do ticket que foi pago. Na salinha vip você tem acesso a internet wireless (ou computadores se precisar) através do seu numero de vôo (login) e número de assento (senha) e ainda várias comidinhas e bebidinhas gostosas.

Suco e café na sala vip da Bangkok Airways

• Os aviões são novos e todos tem refeições inclusas. Refeições mesmo, nada de lanchinho. Na ida para Samui, tivemos um café da manhã reforçado e para Phuket, um almoço bem gostosinho.

Nosso café da manhã

• Outra vantagem importante e que te economiza muito tempo, se você fizer o mesmo roteiro ou parecido, é que a Bangkok Airways tem vôos diretos entre algumas ilhas como Samui – Phuket, para falar a verdade o aeroporto de Koh Samui (que é uma graça, muito lindinho com diversas opções de lojas e restaurante bacanas. Adorei!!) é praticamente da Bangkok Airways. E isso é uma baita vantagem por que o vôo se torna mais rápido e  não sendo necessário voltar para Bangkok, eliminando o tempo de espera e a troca de avião.

Sala de embarque em Koh Samui

Se tem medo de voar vá preparado, pois Koh Samui – Phuket não é uma rota muito comum e por isso os aviões são turbo hélice bem pequenos (dois acentos em cada lado), mas isso não chega a prejudicar o vôo que foi muito bom por sinal e sem turbulências.

Avião Koh Samui – Phuket

No trecho Phuket – Bangkok fizemos com a Thai, apesar de existir opção pela Bangkok Airways, apesar dos preços serem bem parecidos, queríamos testar outra companhia. Os aviões são enormes (grandes mesmo, daqueles de dois andares que geralmente se usam para vôos internacionais) e nunca vão lotados, portanto há grandes possibilidades de adiantar vôos se precisar, como foi o nosso caso.

Entretanto, não existe nenhuma vantagem como sala vip ou internet e a refeição é apenas um lanchinho estilo GOL  (no meu caso foi um bolinho com um suco de laranja em caixinha) sem opções nem na bebida.

Eu realmente recomendo a Bangkok Airways por que achei o atendimento muito mais personalizado e atencioso.

Para falar a verdade, as opções para todos os bolsos na Tailândia, seja um estilo mais mochileiro ou alguém procurando luxo, com certeza irá achar.

• Nosso roteiro pela Tailândia

• Dicas de Hospedagens pelo país

• Circulando por Bangkok

• Os lindos templos de Bangkok

• Bangkok além dos templos

• Curtindo a noite de Bangkok

• A antiga capital da Tailândia: Ayutthaya!

• Como chegar até as ilhas tailandesas

Como explorar Koh Pha Ngan

O paraíso do Golfo da Tailândia: Koh Nang Yuan

• O aperitivo de Koh Phi Phi: Mosquito & Bamboo Island