Uma das coisas que mais tive dificuldade no planejamento dessa viajem foi descobrir como ir de uma ilha para outra. Falta muita imformação; por isso que eu queria fazer esse post bem detalhadinho para que quem quiser ir até Fiji e ficar nas ilhas saiba direitinho como proceder.

Em primeiro lugar é importante dizer que há apenas duas operadoras que fazem os trajetos de Nadi (no porto Denerau) até as ilhas: Awesome Adventures Fiji (que faz os trajetos mas longos até as Yasawas) e a South Sea Cruises (que faz os passeios de um dia e as ilhas mais perto). Entretanto o que demorei para descobri é que as duas são do mesmo grupo, com preços exatamente iguais. Tanto é verdade que para o meu primeiro trajeto (Nadi – Malolo Island) comprei no site da South Sea mas para minha surpresa fui com um ferry da Awesome Adventures.

O Yasawa Flyer e o barquinho de um dos hóteis

Essas empresas elas fazem diversos serviços: apenas transfer para as ilhas; pacotes com transporte + hoteis (voltado mais para o público mochileiro); passeios de um dia para as ilhas e a venda do Bula Pass.

O Bula Pass é uma espécie de JR Pass (que usei no Japão) porém com um preço muito mais caro. Portanto só vale a pena se você for fazer Island Hopping em no mínimo 4 ilhas, caso contrário compensa mais comprar os bilhetes avulso. Com o Bula Pass você vai escolher comprar baseado no número de dias que vai ficar, as opções são 7, 14, 21 dias. Então nesses dias você tem a liberdade de escolher qualquer ilha entre o grupo Mamanuca ou Yasawas sem pagar nada a mais por isso.

Porém faça bem as contas para ver se realmente vale a pena o preço pelo trajeto que você vai fazer por que as vezes pode enganar.

Quanto as compras… fiz a compra de 3 trajetos: Nadi – Malolo Island; Beachcomber Island – Nanuya Island; Nanuya Island – Nadi. O primeiro fiz a compra bem fácil pela internet no site da South Sea, paguei no cartão de crédito e recebi o voucher via email. Bem fácil, rápido e prático.

Os últimos dois trechos teria que ser feito pelo site da Awesome Adventures (pois Nanuya se trata de uma ilha do grupo Yasawas que são mais longe) mas não achei a opção de comprar pelo site e depois de inúmeras tentativas de entrar em contato via email, msn, skype e todas as mídias possíveis e não receber uma resposta sequer resolvi ir com a cara e a coragem e tentar comprar por lá mesmo.

Não sei se é por que fui em baixa temporada mas foi bem tranquilo comprar na hora. A South Sea tem um escritório no aeroporto (uma portinha que fica depois da saída ao lado direito) e aproveitei para confirmar meu bilhete comprado via net (isso é uma exigência, fique atento) e comprar os outros 2 trechos. Também foi bem prático e fácil mas bem mais demorado que por internet.

O mais legal é que eles oferecem transfer incluso de alguns hóteis em Nadi (fiquei no Mercure e lá tinha a van) para o porto Denerau ou vice versa. Basta solicitar no momento da compra. Se o seu hotel não tiver o transporte das empresas basta procurar o hotel mais perto do seu que tenha esse serviço e ir até lá; sem problemas.

Ao chegar no porto Denerau vá a um ponto de check-in mostre o seu voucher e receba o ticket definitivo e lá onde irão indicar o barco que você deverá pegar. É uma loucura mas no fim dá tudo certo.

É bem importante também verificar se a ilha que você vai querer ficar tem conexão com o ferry, isso por que não são todas as ilhas que tem ligação direta com o barco, o que faz da sua viagem um pouco mais cara (pois vai ter que alugar no seu hotel um barco para te levar até a ilha mais perto), mais demorada e menos prática.

Por exemplo a Malolo Island tem ligação com o barco que vai somente para as ilhas mamanucas, por isso cheguei bem fácil até ela, porém o barco que tem conexão com as ilhas Yasawas (Nanuya fica nesse grupo) não pára na ilha Malolo por isso tivemos que alugar um barco no nosso resort (FJ$ 80,00 por pessoa) para nos levar até Beach comber Island (que era a ilha mais perto para pegarmos o ferry para as Yasawas), chegando lá tivemos que pagar mais FJ$ 30,00 por pessoa para pegar o barquinho com as nossas malas para  o ferry (que sempre para longe do mar sendo necessário um barquinho do hotel que o valor já está incluso na diária sempre para levar você e as suas malas até o ferry).

Ilhas nas Mamanucas operadas pela South Sea Cruises

Rota e horário de chegada em cada ilha das Yasawas operado pela Awesome Adventure

Quando entrar no barco vai precisar apresentar o voucher que lhe foi dado durante a compra, o pessoal do ferry vai recolher e se tiver outros trechos lhe chamarão no alto falante para pegar outro voucher dos demais trechos. Se tiver Bula Pass também será recolhido na entrada e entregue depois.

Para compra é disponível também dois tipos de cabine: a simples e a Captain Lounge. A única diferença é que o Captain Lounge é quase o dobro do preço e você fica em uma sala com ar condicionado e comes e bebes também estão inclusos no bilhete. Eu, particularmente, não achei que vale muito a pena não.

Maridex na parte externa do barco

Primeiro por que com o bilhete simples você também tem acesso tanto ao deck externo quanto a uma sala fechada e com ar condicionado ( o que no calorão e em viagens longas como para as Yasawas cai muito bem) e com filmes super legais passando em uma TV e, segundo, por que não se come tanto assim em uma viagem dessas. E se quiser comer tem uma lojinha.

As malas são sempre carregadas por funcionários ou do hotel ou do ferry. Ao entrar no ferry aponte a sua mala para qualquer funcionário do ferry e diga o hotel em que vai desembarcar (atenção diga o nome do hotel e não apenas da ilha. Algumas ilhas tem mais de um hotel e sua mala pode ir para outro lugar) eles vão colocar um tag na sua mala do hotel.

Tag colocado na minha mala no barco para Nanuya Resort

Fique atento pois sempre será anunciado o nome dos hoteis em cada parada (cuidado pois a ordem das ilhas pode modificar do que está nos mapas acima, aconteceu comigo), eles anunciam um hotel por vez. Assim que disserem o nome do seu hotel levante e vá até o deck de saída aponte para a sua mala (que já deve estar perto da saída nessa hora) e eles irão carregar no barquinho do hotel para você.

A ilha Vomo e o barquinho de um dos hóteis (você e sua mala ficarão no mesmo barquinho)

Sempre fique de olho na sua mala, pois apesar de ser seguro e de dificilmente errar graças a tag que eles colocam nunca se sabe quando poderá ocorrer um erro.

No mais a paisagem é incrível, os decks externos são perfeitos para ver cada uma das ilhas e aproveitar as vistas maravilhosas desse país surpreendente e tirar muitas fotos. Só não esqueça de colocar muitooooo protetor solar, óculos de sol e chapéu pois o sol é realmente forte. E aproveite muito!!!!


Anúncios