Escultura Maori
Só para terminar os posts sobre a Nova Zelândia, queria escrever sobre algumas coisas importantes para o viajante.
O kiwis (como os neo zelandeses são chamados) são muito simpáticos e solícitos. Tenha certeza de que sempre que você precisar de algo, bastará perguntar.
Em Auckland a quantidade de imigrantes por m2 é impressionante, muitos chineses mandam seus filhos para Auckland para estudar portanto é mais do que comum ouvir chinês pela rua, ver restaurantes daqueles bem típicos e igualzinhos aos que você encontrará na China… é até meio estranho! Mas é legal ver essa diversidade toda.
Achamos o país todo muito seguro, apesar de não poder descuidar como toda a cidade grande, existem muitos pedintes mas eles não te oportunam na rua.
Uma das coisas mais legais que vi por lá foi sem dúvida alguma o atendimento ao turista/viajante. Em todas as cidades (inclusive nas menores) existem os iSite, que são os centros de atendimento ao turista. E lá tem uma série de informações sobre as cidades, atendentes muito simpáticos e bem informados, além de todos os panfletos sobre os passeios. Além disso você pode comprar o ingresso de qualquer atração lá mesmo e em algumas situações inclusive com descontos especiais.
Em todas as cidades a primeira coisa que fazíamos era dar uma passadinha nos iSites para saber o que de mais interessante tinha na cidade. Foi lá que descobrimos por exemplo o passeio pelo maior lago do país, o lago Taupo e o walk tour de Napier. Não deixe de passar por lá.
Entre os presentinhos legais para dar para a família estão: jóias com concha Paua, essa concha tem uma cor incrível e mais parece uma pedra do que concha; artesanato em madeira dos Maoris que fazem peças lindas e tem todo o significado cultural tem de todos os tamanhos, formatos e preços, lindo demais!!! Além é lógico dos bichinhos de pelúcia dos kiwis (ave típica da Nova Zelândia) e uniformes dos ALL BLACKS (time de rugby mais aclamado e importante do país).
Outra coisa bem importante é a entrada no pais. Eles são bem rigorosos com a entrada de sementes, frutas,ou algo assim. No avião já é alertado, durante a saída do avião existem vários alertas, na imigração existe mais um aviso enorme (na verdade chega até a intimidar, rs) e depois de pegar suas malas, todas são passadas pelo Rx. Portanto não adianta tentar burlar pois lá há multas severas para esse tipo de omissão. Tudo isso é feito com intuito de preservar toda a natureza linda da Nova Zelândia, por isso é realmente bom respeitar.
No mais… é só aproveitar esse país tão lindo!
3 comentários
Comments feed for this article
30/10/2010 às 12:39
Lipe
e q venha Fiji….!!!!!!
24/07/2012 às 17:39
Jaiane
Estamos fazendo uma viagem para australia, nova zelandia e depois FIJI, vc acha que devemos ficar mais tempo em Fiji do que nova zelandia? porque pelo que vc postou…. gosto mais das ilhas de fiji…. mais paradisiaco…. praias mais bonitas….. achei nova zelandia pelos seus posts mais cultural….. em relacao a praias o que fazer mais em nova zelandia??
24/07/2012 às 17:57
Cris
Oi Jaiane… acho que depende muito do que você procura em cada lugar. Na Nova Zelândia achei bonita as praias mas não iria com esse intuito, principalmente se você vai para Fiji e para a Australia que são lugares onde você vai achar praias mais bonitas.
A Nova Zelândia tem muita coisa para ser visitada, atrações culturais e históricas. A Austrália, apesar de não conhecer, acredito que tenha um pouco de praia e um pouco de cultura e Fiji é pura praia. Fiji é aquele lugar para você ficar estirado na areia da praia tomando sol e fazendo snorkel e nada mais.
Se eu fosse você e quisesse prolongar a viagem em algum lugar com praia seria na Austrália, mas vai muito do gosto e do intuito da viagem.
Fiji é lindo demais para descansar, a Nova Zelândia é incrível principalmente a região de Rotorua e Taupo mas não tem praia.
Espero ter ajudado…
Beijos,
Cris