Osaka é uma daquelas cidades perfeitas para servir de base para conhecer outras cidades no Japão.
Principalmente com a existência do trem bala e do ticket JR pass facilita e muito a vida do turista!!!
Alguns dos lugares que se pode fazer bate e volta a partir de Osaka (A, no mapa) são:
– Kobe (B)
– Nara (C)
– Himeji (D): lá está o maior e mais bonito castelo do Japão, aparentemente o mais visitado também. Para ir você pode pegar o mesmo shinkansen que vai para Hiroshima, ele passa por lá antes.
– Hiroshima (E): apesar de meio longe e ser um pouco cansativa a viagem da para fazer tranquilamente como bate e volta. Veja aqui.
Kyoto também pode servir de base para as mesmas cidades e além disso você pode fazer a partir de Kyoto 1 dia em Osaka sem problemas… poré reserve bastante dias para isso… pois Kyoto é necessário pelo menos 3 dias inteirinhos… lá tem muitas atrações e templos para se visitar… e acredite você vai querer conhecer a maioria deles.
A única viagem que tive tempo para fazer dessas foi Hiroshima, infelizmente, por que dizem que Nara e Kobe são muito lindas. Mas eu queria conhecer um pouco da cidade de Osaka em si também…. Em um dia você consegue ver tudo o que Osaka tem de melhor… Sim… não é uma cidade com MUITOS atrativos como Kyoto mas com certeza é uma cidade que deve ser visitada.
Osaka é dividida por 2 rios, formando duas partes: Minami e Kita. Começamos pela parte sul ou Minami que fazem parte Shinbashi e Namba.
Chegamos a noite e já queriamos conhecer a mais agitada avenida a noite… convenientemente descobrimos que nosso hotel ficava a menos de 2 quadras do agito.
A rua Dotombori é cheia de restaurantes, bares e com muitas lojas, além de muitos PACHINKOS que são os cassinos de lá (aliás que vivem cheios seja dia ou noite). A noite a agitação é intensa e é incrível ver a quantidade de pessoas que circulam por lá ao mesmo tempo; boa parte da rua é inclusive coberta. A vista é daquelas que cinema, com muitas placas iluminadas e neons… chega até a ser um pouco poluida.
As ruas de Dotombori e seus neons
Escodidinho por entre as ruelas e becos da área de Dotombori está o pequenino mas muito simpático templo HOZEN-JI. Uma graça de templo, quando chegamos lá tinham várias pessoas rezando e jogando água na deusa, prática muito comum dos adoradores, um símbolo de purificação. Aquele beco do templo, chamado de Hōzen-ji Yokochō também tem vários restaurantes legais. Aliás naquela região as últimas das preocupações é descobrir aonde jantar, pois o que não faltam são restaurantes, de todos os tipos, comidas e gostos.
O pequenino e simpático templo de Hogen-ji
Mais um detalhe
No dia seguinte para começar a explorar em si a cidade… resolvemos ir a um dos templos budistas mais antigos do Japão. Esse templo é composto por vários prédios e mesmo nenhum deles sendo original ainda permanece a sua beleza, templo Shitennoji.
Diferente de Kyoto onde os templos estão lotados de turistas, os prédios são mais bonitos, com jardins maravilhosos e cultivados minuciosamente; são colírios para os olhos.. e apesar de ter sim japonses a maioria ainda são turistas.
Naverdade os templos de Osaka e de Tokyo servem para observar as pessoas rezando e vendo um pouco do cotidiano religioso dos japoneses; não possui muita coisa para fazer e interessante fora isso não. São lugares para reza mesmo. Na verdade nesse templo tinha muito pouco turista, a maioria estava lá ascendendo incensos para seus budas, jogando água nas estátuas, escrevendo pedidos em tabuletas e em papéis que estavam sendo jogadas na água como uma forma de purificação. O interessante é mesmo ver esse movimento de pessoas, japoneses em seus rituais espirituais.
Templo Shitennoji
Um dos altares do templo
De lá seguimos para o Castelo de Osaka!!!! Dizem que o castelo mais bonito do Japão fica em Himeji…e que perto deste o castelo de Osaka não é nada…mas vou lhe contar achei LINDO o castelo de Osaka… rodeado por um parque delicioso, com estádio de atletismo, muita árvores deliciosas para um piknik e até um templo lindinho (Hokoku -jinja shrine).
O castelo fica bem no centro, com direito a fosso e tudo,um parque delicioso e lá dentro é um museu contando toda a história do Japão e de como Osaka foi importante, já que mesmo que brevemente Osaka foi a primeira capital do Japão.
Osaka-jo
Quando finalmente se chega lá o passeio começa pelo último andar (o 8º andar) de lá se tem uma vista incrível de toda a cidade… e como o castelo fica bem no alto e ainda tem um terraço 360º você pode ver realmente toda a cidade…
Vista do 8º andar do castelo
E então conforme vai descendo os andares vai vendo realmente o museu… das guerras, dos xogunatos, dos imperadores e etc…
Ali pertinho também tem muitos restaurantes (na verdade achei um pouco pega turista..)
1 comentário
Comments feed for this article
03/03/2010 às 02:03
Filipe
Oi Amor
Osaka é muito legal, só é meio cansativo subir todo aquele castelo né????
HEHHEHEH
bjo