Como todos já sabem uma coisa que impressiona muito no Japão é a eficácia em tudo. Tudo é muito pontual, muito correto, muito certo.

Por isso é imprescindível acertar o seu relógio com os relógios das estações de trem… E vai por mim… você vai precisar.

Se o trem, metro ou shinkansen (famoso trem bala) estiver marcado para chegar a sua estação as 15:03 tenha certeza de que ele chegará exatamente nesse horário, nada de 15:05 ou 15:02; será 15:03. É impressionante como nunca dá errado…

No ticket do shinkansen se diz que o seu destino está marcado para chegar as 17:09…. você pode inclusive colocar seu celular para despertar e se preparar para sair nessa hora, sem sequer olhar no visor o nome do destino.

Portanto é bem importante se programar… para ter certeza de que nao vai perder o trem bala ou qualquer outra atração ou mesmo o trem/metro de volta. Para isso tenho a ferramenta perfeita.

No site Hiperdia você encontra não só o horário dos trens mas toda a troca de estações e/ou trens que você precisará fazer.

Para fazer a busca basta colocar a estação que estará e a estação que se quer chegar (pode ser em outra cidade também) e ele lhe dará os horários exatos que cada trem chegará na sua estação e na estação destino.

Bem importante brincar com essa ferramenta antes de ir ao Japão para não se perder nos horários.

Por exemplo, quando comprávamos o trem bala ele saia da estação de shinagawa certo horário, então estravámos nesse site e colocávamos o horário que tinhamos que estar na estação de shinagawa e a estação em que estávamos (no nosso caso geralmente era shibuya) e voilá… tinhamos todas as rotas e os horários que cada trem saia de cada estação… e acredite sempre dará certo.

Está sem internet no Japão??? (o que acredito que seja muito difícil por que todos os hotéis que vimos tinha internet no quarto free, só não esqueça de levar o note) Não tem problema algum, peça para o pessoal do JR pass te passar os horários dos trens da linha JR… eles fazem o mesmo serviço para você com um sorriso no rosto.

Shinkansen na estação em Shinagawa

Anúncios